Fale conosco

O que vc está procurando?

CineBuzz

Curiosidades

Vestido usado por Judy Garland em “O Mágico de Oz” é encontrado em caixa de sapato

A peça ficou desaparecida por quase 50 após após ser doada para a Universidade Católica da América

Vestido usado por Judy Garland no filme "O Mágico de Oz", de 1939 (Divulgação)
Vestido usado por Judy Garland no filme "O Mágico de Oz", de 1939 (Divulgação)

Por quase 40 anos, o famoso vestido xadrez de Dorothy usado por Judy Garland no filme “O Mágico de Oz”, de 1939, foi dado como desaparecido. Recentemente, a peça original foi encontrada dentro de um saco de lixo nos arquivos da Universidade Católica da América.

Através de sua conta oficial no Instagram, a Universidade revelou que o vestido azul foi doado ao então diretor da instituição, o reverendo Gilbert Hartke, pela atriz Mercedes McCambridge, professora do curso de artes dramáticas em 1973, que o mantinha em sua coleção particular. No entanto, a peça desapareceu no local um ano depois e ninguém a havia encontrado durante todo esse tempo.

O professor Matt Ripa, que leciona na Universidade, assumiu a missão de encontrar a relíquia e decidiu revirar os arquivos da instituição. Durante suas buscas incansáveis atrás da peça histórica, ele a encontrou enrolada em um saco de lixo guardada dentro de uma caixa de sapatos, que estava em cima do armário de correspondências.

“Eu não pude acreditar quando abri a caixa de sapatos. Já encontrei muitas coisas interessantes mexendo no arquivo da Universidade, mas acho que esse vestido ganha de todas“, contou o educador.

Após encontrar o vestido, ele foi enviado a Ryan Lintelman, funcionário do museu Smithsonian especializado em cinema que confirmou a autenticidade. “Todos os vestidos [do filme] têm certas características verificáveis: um ‘bolso secreto’ no lado direito da saia para o lenço de Dorothy e ‘Judy Garland’ escrito à mão em uma caligrafia específica da pessoa que etiquetou todos os vestidos”, explicou o profissional ao site oficial da instituição.

Segundo a Universidade, o figurino usado por Judy será preservado e será exposto no local para inspirar os alunos. “Esperamos que ele seja uma fonte de esperança, força e coragem para os estudantes por muitos anos”, afirmaram os assessores.

A adaptação do clássico de L. Frank Baum, “O Mágico de Oz” conta a história de Dorothy e seu cachorro Totó, que são levados para a terra mágica de Oz após um ciclone atingir a fazenda de seus avós no Kansas. Juntos, eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontram um Espantalho, que precisa de um cérebro, um Homem de Lata sem um coração e um Leão Covarde que quer coragem. Para conseguirem a ajuda do feiticeiro, eles precisam buscar a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste.