Fale conosco

O que vc está procurando?

CineBuzz

Premiações

Critics’ Choice cria novo prêmio de cinema mundial

Propósito da premiação é honrar os melhores filmes em língua não-inglesa ao redor do mundo

Expansão global trás nova premiação para o cinema.
Expansão global trás nova premiação para o cinema.

A crescente Critics’ Choice Association (CCA) apresentará uma nova e importante premiação a partir de 2022, o World Movie Awards, cuja finalidade é homenagear filmes em línguas não-inglesa ao redor do mundo. As informações são do Deadline.

A associação já tinha planos de expansão global há algum tempo, mas que agora ganham mais força graças à formação de sua recente filial internacional, que já começou a recrutar novos membros.

A ideia é oferecer um espaço e legitimar críticos e jornalistas que, outrora, não eram incluídos nessas organizações. A decisão vem na esteira de problemas envolvendo a Hollywood Foreign Press Association (Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood), incluindo o cancelamento da exibição do Globo de Ouro em 2022 pela NBC e a revelação de que não havia nenhum integrante negro na organização, o que resultou em ameaças de boicote por estúdios e publicitários.

A filial internacional da Critics’ Choice Association será essencial opara planejamento e execução do World Movie Awards, além de sondar outros críticos importantes para conhecerem e fazerem parte da premiação.

“Está claro há algum tempo que muitos, senão a maioria, dos principais críticos e jornalistas de entretenimento que reportam para audiências estrangeiras não eram bem-vindos na Hollywood Foreign Press Association, então a CCA abriu sua grande tenda e acolheu dezenas deles”, anunciou o CEO da Critics’ Choice Association, Joey Berlin. Rodrigo Salem, jornalista de entretenimento da Folha de S. Paulo, que mora em Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos, é um dos nomes membros da organização.

“À medida que o mundo se achata e os melhores filmes são distribuídos por todo o planeta, muitas vezes dia e dia, nossa missão se expande”, observou Berlin. “Nosso objetivo como coletivo de críticos é ajudar o público a encontrar o que há de bom em um momento em que as opções de visualização explodiram, ao mesmo tempo em que ajudamos os cineastas a encontrar seu público”, finalizou.

O CCA conta agora com quatro filiais (Cinema, TV, Documentário e Internacional) e quase 500 membros ativos.