Fale conosco

O que vc está procurando?

CineBuzz

Cinema

Matt Damon revela ter recusado papel de protagonista em “Avatar”

Ator também falou sobre quase ter dirigido e estrelado o drama “Manchester à Beira-Mar”

Matt Damon ("Perdido em Marte") revela ter recusado papel de protagonista em "Avatar" (Divulgação/20th Century Studios)
Matt Damon ("Perdido em Marte") revela ter recusado papel de protagonista em "Avatar" (Divulgação/20th Century Studios)

O ator Matt Damon revelou, durante uma masterclass no Festival de Cannes, ter recusado o papel de protagonista em “Avatar”, filme de James Cameron e a maior bilheteria da história do cinema – posto recuperado de “Vingadores: Ultimato” após ser relançado nos cinemas chineses em 2021.

Além do papel, James Cameron ofereceu a Matt Damon parte dos lucros do filme: “Me ofereceram um pequeno filme chamado “Avatar”, James Cameron me ofereceu 10% dele”. E lembrou das palavras do diretor: “Vou entrar para a história… você nunca vai conhecer um ator que recusou mais dinheiro.

Damon disse que não poderia fazer o filme porque estava envolvido com os filmes de Jason Bourne e tomou a decisão “moral” de não deixar a franquia em apuros. Com isso, Cameron escalou o relativamente desconhecido Sam Worthington, confirmado para as sequências, mas que não obteve 10% dos lucros do original.

Quando alguém na plateia da masterclass comentou que Cameron está encaminhando as sequências de “Avatar”, Damon brincou: “Há sequências? Oh meu Deus.“. Lembrando do montante que deixou de faturar.

“MANCHESTER À BEIRA-MAR”

Na mesma masterclass, Matt Damon também falou sobre nunca ter dirigido um filme, apesar de ter chegado perto em algumas ocasiões. Ele disse que iria dirigir “Terra Prometida” que acabou ficando a cargo de Gus Van Sant, e revelou que recusou a direção de “Manchester à Beira-Mar” após ler o roteiro de Kenneth Lonergan, ele disse: “Kenny, você tem que dirigir isso, este é você“.

Damon chegou a ser cogitado para estrelar o filme, mas a agenda de “Perdido em Marte” o impediu. “A única pessoa para quem eu daria o papel seria Casey [Affleck]“, disse ele, acrescentando que eles foram informados de que nunca conseguiriam financiamento com Casey no papel principal, mas a produtora Kimberly Steward acabou confiando no projeto.

O ator também respondeu a uma pergunta sobre como ele lida com a fama. “A mídia desistiu de mim porque eu era muito chato. O que vende revistas é sexo e escândalo. Todo mundo sabe que sou casado e pai, e relativamente livre de escândalos, não vale a pena o dinheiro deles sentar do lado de fora da minha casa. Eles também sabem que vou esperá-los“, disse Matt Damon.