Fale conosco

O que vc está procurando?

CineBuzz

Cinema

Kevin Feige admite whitewashing em “Doutor Estranho”: “Achávamos que estávamos sendo ousados”

O presidente da Marvel Studios falou sobre a escalação de uma mulher branca para interpretar um personagem originalmente asiático no longa

Kevin Feige admite whitewashing no filme "Doutor Estranho" (Divulgação/Marvel Studios)
Kevin Feige admite whitewashing no filme "Doutor Estranho" (Divulgação/Marvel Studios)

O presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, falou pela primeira vez sobre o caso de whitewashing no filme “Doutor Estranho”. Na ocasião, o estúdio recebeu críticas por escalar a atriz Tilda Swinton, que é uma mulher branca, para o papel de Anciã, que originalmente é um homem asiático nos quadrinhos.

Em entrevista à Men’s Health, Feige afirmou que a mudança não foi correta, mas que aconteceu como uma tentativa de não estereotipar a personagem. “Achávamos que estávamos sendo tão espertos, tão ousados. Não faríamos o clichê do velho sábio homem asiático. Mas foi um alerta pensar ‘bom, espera um minuto, tem outro jeito de fazer isso? Existe um jeito de não cair no clichê e escalar um ator asiático?’ E a resposta, claro, é sim”,

Nos últimos anos, a prática de whitewashing em Hollywood – que consiste em escalar atores brancos para interpretar personagens de outras etnias -, recebeu diversas críticas. Entre os casos mais famosos então a participação de Scarlett Johansson em “Vigilantes do Amanhã” e de Emma Stone no longa “Sob o Mesmo Céu”.

“Doutor Estranho no Multiverso da Magia” é o próximo filme do mago supremo e será dirigido por Sam Raimi. A estreia estreia está marcada para o dia 25 de março de 2022.