Fale conosco

O que vc está procurando?

CineBuzz

Cinema

“Dois Estranhos”, da Netflix, é envolvido em suposto plágio; entenda o caso

Curta vencedor do Oscar tem premissa semelhante à produção “Groundhog Day For a Black Man”, produzido por Cynthia Kao em 2016

"Dois Estranhos", da Netflix, é envolvido em suposto plágio. (Divulgação/Netflix)
"Dois Estranhos", da Netflix, é envolvido em suposto plágio. (Divulgação/Netflix)

Na noite do dia 25 de abril, o curta “Dois Estranhos”, da Netflix, venceu o Oscar na categoria Melhor Curta. No entanto, uma semana após a cerimônia, usuários do TikTok viralizaram um vídeo questionando a ideia por trás do filme da dupla Martin Desmond Roe e Travon Free.

A autora do vídeo divulgado é a diretora e roteirista Cynthia Kao que, por meio de sua conta no Tiktok (@cynthiakao), postou um vídeo explicando que, em dezembro de 2016, lançou o curta “Groundhog Day For a Black Man”, com uma premissa bastante similar a de “Dois Estranhos”.

Na história, um homem negro acorda sempre no mesmo dia em que é assassinado por um policial branco. Ele tenta sobreviver das mais variadas formas, mas sempre é baleado pelo policial, retornando para o mesmo dia que culmina em sua morte. Assista ao curta:

Conforme é mostrado no vídeo do TikTok, no dia 28 de maio de 2020, três dias após o assassinato de George Floyd, um produtor da NowThis News contatou Cynthia por e-mail com o seguinte conteúdo:

Nós recentemente assistimos ao seu curta-metragem intitulado ‘Groundhog Day for a Black Man’ e o consideramos muito poderoso. Adoraríamos ampliá-lo e compartilhar sua mensagem com nossa audiência.

Poderíamos utilizar o vídeo em uma reportagem? Nós, obviamente, creditaríamos você em tela e daríamos todos os créditos à equipe de produção listada no vídeo do YouTube ao final da reportagem. Ficaremos felizes em também linkar o vídeo em todas as nossas redes sociais.

Deixe-me saber o que você acha.

No dia 30 de maio, as contas da NowThis News postaram o curta “Groundhog Day for a Black Man’” em seu Facebook e Twitter:

Praticamente um ano depois, em 9 de abril de 2021, a Netflix lançou nos Estados Unidos o curta “Dois Estranhos” em seu catálogo. Nos créditos de abertura é possível ler: “Em associação com NowThis & Six Feet Over”.

Cynthia Kao encerra o vídeo do TikTok dizendo: “eu não sei o que aconteceu e não estou supondo nada“, embora a publicação sugira uma acusação de plágio por parte da cineasta. Até o momento, os produtores de “Dois Estranhos” e a Netflix não deram nenhuma declaração a respeito.

@cynthiakao

Thank you for the messages and tags. 🙏 ♬ original sound – Cynthia Kao