Fale conosco

O que vc está procurando?

CineBuzz

Cinema

8 filmes para saborear o Dia Mundial do Chocolate

Lista vai da fábrica do Willy Wonka ao Forrest Gump oferecendo bombons

8 filmes para saborear o Dia Mundial do Chocolate (Divulgação/Sony Pictures/Warner Bros.)
8 filmes para saborear o Dia Mundial do Chocolate (Divulgação/Sony Pictures/Warner Bros.)

POR ANGELO CORDEIRO

Nesta quarta (7) é comemorado o Dia do Chocolate no mundo todo. Sim! Um dos doces favoritos da criançada – e dos adultos também – tem um dia só seu, tirando a Páscoa, claro!

O que é curioso é que não se sabe o motivo da escolha da data, alguns acreditam que esta seja a data que marca o início da introdução do chocolate na Europa, por volta do século XV, já que naquela época o doce oriundo do cacau só era utilizado pelas civilizações maias e astecas.

Para saborear a data, nós do CineBuzz preparamos uma lista com 8 filmes nos quais o chocolate é o ingrediente principal. Vamos conferir?

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE (2005)
(Divulgação/Warner Bros.)
(Divulgação/Warner Bros.)

Não poderia começar a lista de outra forma, né? Tim Burton é o diretor desse remake do clássico homônimo da década de 70. Na história, Johnny Depp é Willy Wonka, um afetado dono de uma fábrica de chocolates que lança uma competição para que os vencedores visitem sua fábrica mágica.

ONDE ASSISTIR: HBO Max

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE (1971)
(Divulgação/Warner Bros.)
(Divulgação/Warner Bros.)

Se falei do remake, vou falar do clássico também. Inspirado no conto de Roald Dahl, a história acompanha Charlie, um garotinho pobre que sonha em ganhar o concurso organizado pelo excêntrico Willy Wonka – nessa versão encarnado por Gene Wilder – e visitar sua fantástica fábrica de chocolate.

ONDE ASSISTIR: HBO Max

OS GOONIES
(Divulgação/Warner Bros.)
(Divulgação/Warner Bros.)

Falando em filme antigo, que tal lembrar desse clássico da Sessão da Tarde? Em “Os Goonies”, um grupo de crianças encontra um mapa do tesouro e vivem grandes aventuras enquanto seguem suas pistas. Caso você não se lembre, o personagem Sloth é viciado em chocolate.

ONDE ASSISTIR: Para aluguel no Google Play

FORREST GUMP – O CONTADOR DE HISTÓRIAS
(Divulgação/Paramount Pictures)
(Divulgação/Paramount Pictures)

Falando em chocolates, existe uma máxima que diz: “A vida é como uma caixa de bombons, nunca se sabe o que vamos encontrar”. Quem diz isso é Tom Hanks em “Forrest Gump – O Contador de Histórias”, filme no qual seu personagem oferece bombons a todos que sentam ao seu lado e ouvem suas histórias.

ONDE ASSISTIR: Netflix

MARY E MAX – UMA AMIZADE DIFERENTE
(Divulgação/Icon Entertainment International)
(Divulgação/Icon Entertainment International)

Você já ouviu falar em cachorro-quente de chocolate? Quem é viciado nisso é Max, um senhor judeu de Nova York que se corresponde por cartas com a solitária Mary, uma garotinha de 8 anos que vive na Austrália. Entre trocas correspondências e presentes, surge uma belíssima amizade.

ONDE ASSISTIR: Infelizmente não está disponível nos streamings

JULIE & JULIA
(Divulgação/Sony Pictures)
(Divulgação/Sony Pictures)

Protagonizado por Meryl Streep e Amy Adams, outro ingrediente formidável em “Julie & Julia” é o chocolate, claro. A história não foca somente na iguaria doce, e sim em várias outras receitas, mas tem um bolo cremoso de chocolate com amêndoas que quem assiste ao filme quer provar.

ONDE ASSISTIR: Paramount+

CHOCOLATE
(Divulgação/Warner Bros.)
(Divulgação/Warner Bros.)

Já “Chocolate” é, literalmente, um filme sobre chocolate. Na história, a personagem de Juliette Binoche abre uma loja de chocolates em frente a uma igreja. A princípio, ela não é vista com bons olhos mas, com o passar do tempo, é impossível resistir à tentação de um chocolatinho, né?

ONDE ASSISTIR: Globoplay

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE
(Divulgação/Miramax)
(Divulgação/Miramax)

Mais um filme com muitas receitas e muito chocolate em cena é o mexicano “Como Água para Chocolate”, baseado em um romance homônimo. A trama é digna de um dramalhão mexicano, nela, dois jovens se apaixonam perdidamente e têm que se separar por decisão das famílias. Muito choro. Prepara o chocolatinho.

ONDE ASSISTIR: Telecine